Berço de civilizações e culturas, o Mediterrâneo sofre com a poluição causada pela mais recente de todas: a nossa.
Uma avaliação efectuada por investigadores de várias universidades espanholas deu conta da acumulação de resíduos de plástico na bacia do Mediterrâneo e afirma que é comparável à encontrada nos cinco giros oceânicos, onde se concentram verdadeiras ilhas de plástico.
Um dos lugares mais problemáticos é o Giro do Pacífico Norte. Giro oceânico é um termo usado pelos oceanógrafos para descrever grandes correntes marítimas em rotação, que estão diretamente relacionadas ao movimento dos ventos.
Apenas 1% da Terra é coberta por lagos, riachos e rios, mas esses ambientes abrigam milhares de espécies de peixes - representando um quarto de todos os peixes do mundo. Eles também são ecossistemas importantes para a vida circundante, fornecendo alimentos e água limpos.
Ao todo, diz a equipe de Andrés Cózar, da Universidade de Cádiz, existem entre mil e três mil toneladas de resíduos plásticos flutuando no mar Mediterrâneo, o que representa 7% a mais do que se calculava em estimativas anteriores.
Em artigo publicado na revista científica Plos One, a equipe de Andrés Cózar explica que os resíduos encontrados são de cinco tipos - pequenos grãos, filmes, pedaços de redes de pesca, espumas e fragmentos - e de dimensões variadas, que andam entre os dois milímetros e mais de um metro. A maioria são fragmentos de objetos maiores de plástico rígido, como garrafas, tampas (87,7%) e filmes (5,9%). De todo esse lixo, 83% são peças mínimas, que não ultrapassam cinco milímetros, os chamados microplásticos.
O fundo do oceano acumula cada vez mais lixo. Enquanto os maiores focos de lixo no fundo do mar ainda podem ser encontrados, plásticos já foram encontrados. Descoberto no ponto mais profundo da Terra. Além disso, nos próximos trinta anos, o volume de lixo no mar pode ultrapassar três bilhões de toneladas métricas!
Quando o plástico se torna um problema?
A maioria dos produtos que consumimos ou usamos diariamente são embalados em plástico, um material projetado para durar para sempre, mas usado em produtos que rapidamente despejamos fora. Essa mentalidade descartável é um fenômeno global recente, pois ainda são poucas as gerações de produtos embalados em embalagens reutilizáveis ou utilizando materiais recicláveis - vidro, metal e papel.
O que podemos fazer para evitar o lixo marinho:
🌍Reciclar;
🌍Não jogue lixo como absorventes internos, cotonetes e absorventes higiênicos no banheiro;
🌍Temos que pensar que o mar é muito importante para nós e que podemos evitar mais lixo nele, e ele precisa estar limpo!
🌍Juntos podemos salvar o planeta !!
Links que pode ver para descobrir mais:
Foto
Foto
https://www.facebook.com/amigosdooceanosurf/
Equipe de redação
Matilde Grave 12 anos
Pedro Afonso 12 anos
Francisco Manta 13 anos
Lucas Mendes 12 anos
Comentarios