Foto Reportagem
1. Estudos revelam que a paisagem sonora do oceano atualmente é indiscutivelmente diferente dos tempos pré-industriais, os estudos revelam também danos significativos em toda a vida marinha.
2. Com navios barulhentos, perfurações de petróleo e explosões de estudos sísmicos, o ser humano alterou drasticamente a paisagem sonora subaquática — em alguns casos, desorientando e até ensurdecendo os mamíferos aquáticos que dependem das vibrações sonoras para se orientarem.
3. Pesquisas sísmicas intensas vêm afectadas a vida marinha tanto psicologicamente como na reprodução, o que deixa os animais em completo stresse. Essas mesmas pesquisas sísmicas atingem em média 230 decibéis, já um concerto de rock chegam até os 120 decibéis.
4. Muitos cientistas especializados em vida marinha estão a pedir regulamentações mais rígidas em relação às pesquisas sísmicas.
5. O ser humano não só criou mais ruído como também eliminou maior parte do ruído natural existente no mar como por exemplo com a caça das baleias (que exterminou quase por completo o canto das baleias) ou com a morte dos recifes de coral (graças á poluição e ao aquecimento global), que fez com que se acabasse com os ruídos aí envolventes
6. A construção de hélices e cascos de navios mais silenciosos e o uso de técnicas de perfuração que não causem bolhas e vibrações na água podem reduzir a poluição sonora para metade, assim como o uso de mais energia renovável para não haver necessidade do uso de petróleo.
Para descobrir mais:
Fontes:
Equipa de Redação
Ageilhavo | 8C | Vanessa Teles 13, Francisca Cristo 13, Mariana Oliveira 14, Iara Coimbra 14, Isabela Mendonça 13, André 13
Comments